sexta-feira, 17 de julho de 2009

Normas APA - American Psychology Association

Passei mais de 6 anos (5 anos da graduação + 18 meses da especialiação) para "automatizar" as normas da ABNT. Entro pro mestrado e descubro que preciso aprender uma outra normatização e, o que é pior, nunca eu tinha ouvido falar: normas da American Psychology Association (APA).

Pra complicar, o programa não dispõe de nenhum manual. Então, o que nos resta é perguntar aos colegas e "googar". Depois de "googar", quebrar a cabeça pra escolher entre tantas exceções - isto é, existe uma margem de liberdade de escolha quanto ao tipo de letra, e outro detalhes semelhantes - achei uns tutoriais bem bacanas.
Esse em flash é muito elucidativo, dando o desconto para o fato de estar em inglês.

Aquele tutorial em flash também tem a desvantagem das letras estarem pequenas. Se isso te incomoda, você pode acessar esse outro que está em *pdf.


No site da USP, achei o manual editado por eles. O interessante desse manual é que algumas regras são da ABNT.


Para adiantar meu trabalho, eu criei estilos no word. Para adiantar mais ainda, criei páginas pré-formatadas, ou seja, é só escrever por cima.


P.S.:

Procurando o link sobre "estilos no word" cheguei ao site da UFRGS que tem um tutorial muito bacana para formatação de documentos acadêmicos. Meio esquisito o modo como aparece, mas é só clicar no menu suspenso.

Vale uma olhada e ser armazenado no seu "Favoritos".













2 comentários:

Marcia Lima Gomes disse...

Dica: Aqui nesse link vc encontra tanto as normas técnicas da APA, quanto da MLA: http://owl.english.purdue.edu/

Adalene disse...

oi márcia, eu conheço esse site. aliás,foi a partir dele que cheguei naquela da apresentação em flash.

eu acho a apresentação em flash mais simples. no site da OWL, a gente tem que navegar pelos sumários. eles tb disponibilizam um arquivo em pdf (acho que foi esse que linkei no meu texto). mas, continuo achando a apresentação em flash mais objetiva. ;)