sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como organizar artigos acadêmicos



Durante as 2 últimas semanas estive ocupada escrevendo um paper como trabalho final da disciplina Teoria e Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento (em breve, vou colocar o resumo aqui).

Aprendi muitas coisas "operacionais" nesse paper que me ajudarão evitar trabalho e poupar tempo no prosseguimento da minha pesquisa de mestrado. Uma delas é que preciso urgentemente organizar criteriosamente meus artigos científicos.

Até então, eu vinha separando por temas (Antropologia, Psicanálise, etc.) e sub-temas. Mas, de repente, ficou tão grande que se tornou impossível localizar os arquivos.

Passei, então, a organizá-los segundo a sugestão de Umberto Eco no livro "Como se faz uma tese": fiz um índice provisório (apresentação, introduçao, delimitação de objeto, etc). Em cada uma das sessões do índice, eu comecei a arquivar os documentos pertinentes. Mas, fiquei insatisfeita.

Minha tarefa de férias, então, será organizar esses arquivos.

Hoje, achei uma plataforma de rede social que parece que vai me ajudar nesse trabalho árduo: o Mendeley Researchers Network.

Não vou me prolongar descrevendo o que é o Mendeley porque alguém já fez isso por mim e, também, tem esse vídeo de apresentação dele (em inglês). Mas, minhas primeiras dicas são:

1ª. Não sincronize mais de 500 documentos por vez. Há um aviso no site. Eu não vi esse site e vi o Mendeley Desktop travar diversas vezes!!

2ª. Edite as informações do artigo antes de sincronizar.

3ª. Nem todo artigo tem o abstract capturado automaticamente. Nesses casos, é mais rápido e prático usar apenas as palavras-chave como ordenadores.

P.S.:
1. Do lado direito, tem o link pro meu perfil no Mendeley.


2 comentários:

Ricardo Vidal disse...

Olá,

Primeiro quero aproveitar para agradecer o bom post sobre o Mendeley. Ficamos contentes por ler as opiniões dos nossos utilizadores.

Segundo, obrigado por expôr as dicas. Sempre ajuda quem encontra alguma dificuldade. :)

Se houver alguma sugestão, ideia ou pedido de auxílio, não hesite em visitar http://feedback.mendeley.com

Cumprimentos,
Ricardo

PS: Mendeley não é o nome de nenhum dos fundadores/criadores do software. A pessoa que está nessa foto se chama Paul, é um dos fundadores :)

Adalene disse...

oi, ricardo.

já corrigi. obrigada!!

adalene