sábado, 25 de julho de 2009

Ainda sobre o Mendeley

Acabo de admitir: impossível organizar centenas de artigos dos meus arquivos!

Fiquei frustrada, mas, por enquanto, não consigo ver nenhuma solução para o maior problema: a maior parte dos dados precisam ser digitados, cadastrados manualmente. Esbarro, novamente, no ponto fraco: tempo!

Explico (minha linguagem é de leiga...): quando eu carrego um arquivo no Mendeley Desktop 0.9.1, muitas vezes, o nome do artigo, os autores, a localização, etc. são de outro artigo (algumas vezes, faz parte das referências bibliográficas. Também acontece do abstract ser de outro artigo. São muitos problemas do tipo.

Enfim, não entendendo como funciona o sistema, como os metadados são capturados e, o pior, como eles são registrados na web. Por que o artigo tem o nome do autor de outro artigo? Por que o abstract é de outro artigo?

Nessa uma (UMA) semana de férias não vai ser possível fazer isso. Vou gastar meu tempo pra relaxar (antes de outro semestre que promete).

Minha solução: vou deixar como está. Vou comprar um bom cadermino e montar uma bibliografia básica, leitura obrigatória, dos artigos que tenho arquivado. A partir dessa leitura, vou montar minha biblioteca na Mendeley.

Uma boa notícia é que descobri o Zotero. Achei o Zotero bem mais fácil de usar para catalogar os artigos online (uma coisa boa: sincroniza com a Scielo. outra coisa boa: também sincroniza com o Cairn). Eu não consegui capturar os arquivos direto da WEB utilizando o Mendeley.

Então, eu decidi que vou usar o Mendeley pro arquivos que já tenho nos meus arquivos digitais (PC, pendrive, etc), e o Zotero para o serviço online. Ou seja,a medida em que vou lendo meus arquivos (depois de fazer um banco de dados particular), serão incluídos na minha biblioteca do Mendeley. Os novos artigos serão catalogados no Zotero (tenho quase certeza que, muito em breve, haverá o recurso de importar dados de um para o outro).

Uma coisa bem legal: o Mendeley instala um plugin no Word para gerar referências em várias normalizações (ABNT, APA,etc). Ele faz referência completa, referência de citações no texto, etc. Bem bacana.

O Zotero faz isso direto do plugin que ele instala no Firefox. Ah, esqueci: o Zotero é um complemento do Firefox.

P.S.:

Fui buscar uma imagem para "frustração"e dei boas risadas com essas tirinhas:


2 comentários:

Ricardo Vidal disse...

Olá,
Não sei ao certo quais os documentos que está a organizar no Mendeley. Artigos mais antigos ou com formato "fora do comum" por vezes é mais difícil obter dados todos correctos.

Na eventualidade dos dados não serem bem extraidos do paper, pode sempre utilizar o DOI ou PMID do paper. Coloca no campo correcto e faz a busca. Com essa simples pesquisa ele preenche os dados todos correctamente.

Quanto à organização em pastas no seu computador, há uma opção que pode seleccionar para organizar os documentos em pastas e subpastas ao seu critério. Convem primeiro organizar os documentos todos na sua colecção com os dados correctos.

Possuo uma colecção com mais de 200 papers e não tive problema com nenhum. Quando os dados não foram auto-extraidos, recorri ao DOI do documento e fiz a pesquisa no campo correcto e ele completou tudo certo.

Reparei que você mencionou o Zotero. Deixo já a informação que a próxima versão do Mendeley que sairá dentro de algumas semanas, terá a possibilidade de sincronizar entre Zotero > Mendeley :)

Espero que tenha sido de alguma ajuda. Se tiver mais questões ou dúvidas, não hesite em contactar-nos através do email de ajuda oficial support@mendeley.com

:)

Anônimo disse...

O Zotero e o Mendeley agora se comunicam facilitando o trabalho.