sábado, 24 de janeiro de 2009

Blog: a conquista da reputação

- Escreva só para você. Você é o seu único público.

- Concentrar-se num assunto específico. A identidade é a base da reputação.

- Indagar-se sempre sobre por que está direcionando um link e ou por que escreve sobre um assunto. No mundo da blogosfera, a reputação nasce dos links que você sugere. A confiança é fator decisivo na formação da reputação.

- Quem passa de perito para “personalidade da web” perde reputação porque se orienta por questões não mais centrais ao foco do seu blog.

- Analise a imagem mental do seu público para que não publique nada inadequado. A reputação cresce quando o conteúdo do blog coaduna-se com o gosto do público. Se escreves sobre gastronomia, talvez o público não seja muito fã de suas impressões sobre o filme que você assistiu com seu filho.

- Não recomende de imediato uma notícia que tenha gostado. Pesquise, compare versões e direcione ligações para aquelas mais aprofundadas.

- É preciso ter uma presença online pró-ativa e colaborativa para além dos blogs. Mas não pratique a adulação e não seja submisso. O importante é a ponderação, a sinceridade e a posição discordante respeitosa.

- Ignore os conflitos.

- Não queira ser um “vendedor de audiências” como faz a televisão. A longo prazo, você é visto como um mercenário. E sua voz terá pouca força de reputação de conteúdos na comunidade blogueira, apesar de ter popularidade.

- Publique aquilo que é verdadeiro. A verdade é o limite da liberdade da expressão.

- Qualquer erro deve ser corrigido publicamente.

- Nunca destrua um post. Se não tem certeza de sua opinião, não a publique.

- Revele os conflitos de interesse em torno de uma idéia ou fato.

- Faça ligação para links de conteúdos que você discorda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny